Um animal de apoio emocional é um companheiro leal que oferece conforto e suporte aos indivíduos que enfrentam desafios emocionais. Esses animais, estão aptos para reconhecer e responder às necessidades emocionais de seus donos, proporcionando-lhes calma, alegria e companhia. Sua presença tranquilizadora pode ajudar a reduzir a ansiedade, a solidão, sintomas de depressão. stress pós-traumático, dentre outros.

Posso viajar com animal de suporte emocional na cabine do avião

Posso viajar com animal de suporte emocional na cabine do avião

Para muitas pessoas, o vínculo especial com seu animal de apoio emocional pode trazer uma sensação de segurança e bem-estar incomparáveis, tornando-os verdadeiros aliados na jornada rumo ao equilíbrio emocional. A companhia constante, a troca entre animais e humanos, têm tornado a vida de muitas pessoas mais leve e com muita bem-estar.

Eles têm um papel muito importante nas relações humanas, a sociedade mudou, evoluímos enquanto família e, hoje, os núcleos familiares são compostos por animais e humanos. Esses laços afetivos, não têm relação sanguínea, foram construídos no amor, no compartilhamento da vida ao lado deles e vieram para ficar.

Os animais de apoio emocional, ou animais de suporte emocional ou , ainda, os animais de assistência emocional, são animais que proporcionam conforto emocional e inúmeros benefícios para pessoas, com debilidades físicas ou mentais. Via de rega, são recomendado para determinadas pessoas  ou para tratamento específicos. Estudos apontam melhora significativa em diversos quadros clínicos.

Os animais de suporte emocional, hoje, podem ser equiparados tal como os cães guia, pois, notadamente,  fornecem apoio e permitem que seus tutores se tornam mais independentes e tenham ganhos importantes na qualidade de vida. Atualmente, notamos uma crescente no números de animais de apoio emocional, ajudando pessoas que sofrem com depressão, ansiedade e outros distúrbios de ordem mental.

A sociedade, os fornecedores de serviços, os estabelecimento em geral, carecem de evolução nessa temática. É preciso melhorar a oferta de serviços, é preciso implementar melhorias no atendimento aos tutores de animais de apoio emociona, não só eles, mas, de modo geral é preciso compreender que a tendência é que, cada vez mais, os animais estejam dentro dos lares e rotineiramente acompanharão seus tutores.

Atualmente, um assunto muito frequente entre os tutores de animal de suporte emocional é com relação às viagens de avião. Posso embarcar com meu animal de suporte emocional na cabine do avião? Tenho direito a embarcar com meu cão de suporte emocional no avião? Dentre outras, por isso, preparamos algumas perguntas e respostas para ajudá-los nesse processo.

1. Quais são os requisitos para viajar com um animal de suporte emocional na cabine de uma aeronave?

Os requisitos podem variar entre as companhias aéreas, mas geralmente incluem a apresentação de documentação que comprove a necessidade de viajar acompanhado de animal de suporte emocional, como por exemplo, um relatório médico detalhando o quadro clínico do paciente, indicando qual o CID da doença e o porquê o paciente necessita da companhia do seus animal de apoio emocional. É importante que seu médico faça um relatório bem específico para o seu caso, de forma pormenorizada.

O animal de suporte emocional precisa cumprir com as exigências sanitárias, apresentar atestado de saúde e carteira de vacinação, dentre outros, dependendo das particularidades de cada caso.

2. Há restrições quanto à espécie de animal que pode ser um suporte emocional durante o voo?

Como não há regulamentação específica ano Brasil, geralmente, cada companhia aérea cria suas próprias regras, Muito se fala em cão de suporte emocional, mas, em verdade, você pode ter um gato, um coelho, por exemplo, e este animalzinho ser o seu animal de suporte emocional. Ocorre que, algumas companhias aéreas têm restrições, na maioria das vezes, infundadas.

3. O animal de suporte emocional precisa usar algum tipo de identificação especial durante o voo?

Como mencionamos anteriormente, cada companhia aérea cria suas próprias regras, mas, de um modo geral, é importante que seu animalzinho esteja identificado, seja dócil e atenda as seus comandos.

4.Quais são as políticas das companhias aéreas em relação ao comportamento do animal durante o voo?

As políticas variam, mas geralmente exigem que o animal permaneça calmo e sob controle do seu dono durante toda a viagem. É importante que ele seja dócil, sociável e obedeça aos seus comandos.

5. O animal de suporte emocional precisa ficar na mesma cabine que o dono/tutor durante o voo?

Sim, em geral, o animal de suporte emocional deve permanecer na mesma cabine que o seu dono durante todo o voo. Aliás, ele deve permanecer ao lado do seu tutor em tempo integral.

6. Existem taxas adicionais para viajar com um animal de suporte emocional na cabine?

Alguns companhias aéreas podem cobrar taxas adicionais, mas muitas oferecem esse serviço gratuitamente. Dependerá das regras de cada uma. É sempre importante consultá-las antes de adquirir o seu bilhete aéreo.

7. Como devo preparar meu animal de suporte emocional para viajar de avião?

É importante que você consulte um profissional habilitado para ajudá-lo nesse processo. Lembre-se, dentro de uma aeronave outras pessoas também estarão circulando e, pode ser também que exista a presença de algum outro animalzinho. Garanta que seu animal de suporte emocional seja calmo, tranquilo, confiante e reconheça seus comandos.  Além disso, é recomendável consultar um veterinário antes da viagem.

8. Há algum treinamento específico que o animal de suporte emocional precisa passar para voar na cabine?

Embora não haja um treinamento específico exigido, é importante que o animal esteja bem treinado para se comportar de forma adequada durante o voo. Existem profissionais com habilidade específica para isso.

9. Posso dar alguma medicação calmante para o meu animal de suporte emocional?

NUNCA MEDIQUE UM ANIMAL SEM ORIENTAÇÃO VETERINÁRIA. Além disso, um animal de suporte emocional, notadamente, estará alerta ao lado de seu tutor promovendo conforto, bem-estar e alívio de sintomas como agitação, angústia, dentre outros.

10. Como devo proceder em caso de emergência durante o voo com meu animal de suporte emocional?

É importante seguir as instruções da tripulação da aeronave e garantir que o animal permaneça calmo e seguro durante qualquer situação de emergência.

Agora que você aprendeu um pouco sobre esse tema, saiba que você tem o direito de viajar com seu animal de suporte emocional na cabine do avião. Embora não haja regulamentação específica sobre esse tema, há jurisprudência favorável nesse sentido. Desde que tutor e animalzinho, cumpra com as exigências, há mecanismos para viabilizarmos esse acesso às aeronaves.

Se você precisar viajar com seu animal de suporte emocional, consulte os sites das companhias aéreas e veja quais são as regras. Na dúvida, faça contato com cada uma delas através dos canais disponíveis e se informe. Não havendo êxito, você pode buscar um advogado especializado em animais de suporte emocional, para orientá-lo.

Consulte-nos!

Falar com advogada
1
💬 Consultoria jurídica online?
Escanear o código
Olá 👋
Deseja uma consulta jurídica online?